Com o marketing digital, foi possível aumentar a autoridade do ICC na web, proporcionando mais visibilidade para o Instituto Conservação Costeira e atraindo mais apoio para os projetos.
O terceiro setor e organizações não governamentais sempre tiveram um carinho especial para a equipe da Pixelz. Ao longo da nossa história, temos orgulho de já ter trabalhado para entidades como a AACD, Instituto Brasileiro de Prevenção do Câncer (IBPC) e APAE.
Foi no Litoral, onde estamos desde 2014, que conhecemos uma ONG da área ambiental que acabou entrando para a agência com um job específico e já está “em casa” há mais de 6 anos, o Instituto Conservação Costeira, ou ICC.
Em 2017, eles nos procuraram para reformular o site do Instituto, foi então que desenvolvemos uma nova plataforma, toda baseada em PHP, utilizando o CMS WordPress para gestão de todo o conteúdo.
Com isso, foi possível trabalhar melhor o conteúdo institucional da ONG, apresentar seus segmentos de atuação, projetos relacionados à preservação ambiental na APA Baleia Sahy, área de preservação ambiental localizada entre as praias da Barra do Sahy e da Baleia, na Costa Sul de São Sebastião. Além disso, as notícias do ICC ganharam mais visibilidade em um blog, atualizado mensalmente com as atividades de educação ambiental (muitas em parceria com o Instituto Verdescola), fiscalização e monitoramento, participação em políticas públicas, entre outras ações realizadas pela ONG.
Gestão de conteúdo e SEO foram fundamentais
Nosso grande desafio foi criar autoridade para o ICC, uma vez que já existiam marcas de variados segmentos com sigla semelhante. Mais que servir de um hub de conteúdo, o site precisava colocar o ICC no “mapa” das ONGs para atrair doações, associados mantenedores e investimentos de patrocinadores, conseguindo, assim, financiar suas ações. Por isso, trabalhar o SEO e o conteúdo foi fundamental para que a entidade ganhasse posicionamento e visibilidade nos buscadores da internet.
Com o site finalizado, o ICC contratou a Pixelz para cuidar da gestão do conteúdo, com redação de matérias e produção de uma newsletter, disparada mensalmente para os associados e apoiadores do instituto. Em pouco tempo, já foi possível observar os resultados.
No primeiro ano do novo site, houve um aumento de mais de 4.700% de novos usuários, passando de 19 mil acessos para 1 milhão de acessos no ano. E os números só aumentam: atualmente, o site do ICC conta com cerca de 2 milhões de page views ao ano, sempre atraindo novos usuários e apoiadores para as ações da ONG.
Paralelamente, a Pixelz também desenvolveu algumas publicações do Instituto Conservação Costeira, não só online mas também impressas, como foi o caso do e-book dos 5 anos do ICC.
O Instituto ganhou tanta visibilidade que, em 2021, recebeu um convite do Metrô de São Paulo para realizar uma ação educativa na Semana do Meio Ambiente. Por meio de uma parceria com as concessionárias responsáveis pelas linhas 4 Amarela – ViaQuatro e 5 Lilás – ViaMobilidade, o ICC distribuiu um impresso sobre a importância da conservação de áreas de Mata Atlântica em São Sebastião, no Litoral Norte de SP.
O material foi desenvolvido pela Pixelz, e alcançou um grande número de usuários que passaram pelas estações do metrô durante o mês de junho daquele ano.
O sucesso foi tanto que, alguns meses depois, o ICC foi convidado a realizar uma exposição com o mesmo tema, a biodiversidade da Mata Atlântica e as belas paisagens da área de preservação ambiental em São Sebastião. Produzimos, então, 20 painéis bem visuais valorizando as belezas e atrativos naturais da APA, incluindo a fauna e a flora entre rios, praias e monumentos culturais e históricos, mostrando que é possível haver uma relação sustentável entre meio ambiente e sociedade.
Foi uma exposição itinerante, que passou por diversas estações das linhas Amarela e Lilás do metrô, como Higienópolis-Mackenzie, Faria Lima e Brooklin, que recebem milhares de usuários todos os dias. Os materiais agora fazem parte do acervo do ICC e podem ser utilizados em diversos eventos dos quais o Instituto participa, o que enche nosso time de orgulho!
Seguimos com a parceria entre ICC e Pixelz, consolidando a cada dia a comunicação da organização. Sabemos que uma comunicação com identidade e linguagem alinhadas em todos os meios digitais, incluindo site, newsletter e redes sociais tende a gerar cada vez mais resultados em engajamento do público. Com tantos anos de parceria, fica mais fácil pensarmos juntos para melhorias contínuas no marketing da organização, além de novas ações que possam agregar ainda mais valor para nosso cliente.